10.21.2014

Como ensinar um cão a gostar da sua crate - Parte 1


Ensinar os nossos cães a gostarem da sua cama e crate (ou transportadora) é algo muito importante mas para isso precisamos também de lhes saber dar o uso correcto. As crates não devem servir só para manter os cães presos ou para transporte mas, tal como explicámos em relação às transportadoras dos gatos, não as devemos associar a coisas negativas. As crates devem ser um local onde os cães se sentem seguros e gostam de estar.  

Além da vantagem mais evidente de habituar o nosso cão à crate que seria a possibilidade de o transportar em segurança, estas também se podem transformar no local onde os cães descansam e dormem.

Para habituarmos o nosso cão, deveremos começar por escolher uma crate de tamanho apropriado. Existem também diferentes materiais como metal ou plástico. As de plástico são menos resistentes, mas normalmente são mais fecahdas e escuras e podem ajudar o cão a sentir-se seguro. Devemos colocar um colchão confortável e brinquedos, e se tivermos uma crate metálica podemos utilizar uma manta para tapar e tornar o local mais acolhedor. O cão deverá conseguir levantar-se e dar uma volta. A crate servirá para confinar o cão durante períodos curtos de tempo, num máximo de 4 horas para cães adultos, mas inicialmente não durante períodos tão longo, para haver uma habituação gradual.

Inicialmente, iremos colocar a crate no local onde passamos mais tempo, mas num local que não seja de passagem. Vamos deixar a porta aberta e deixamos que o cão explore ao seu ritmo, podemos deixar recompensas dentro, mesmo junto à entrada, para o incentivar a pôr a cabeça dentro da crate. Conforme o cão vai ficando mais confortável colocamos as recompensas cada vez mais atrás. Quando o cão já entrar na crate sem qualquer problema, podemos começar a fechar a porta apenas enquanto ele come. É uma boa ideia utilizarmos kongs e outros brinquedos de rechear ou ossos para roer, de forma a motivá-lo a ficar mais tempo lá dentro. A ideia é ir aumentando o tempo que ele passa lá dentro gradualmente.  Podemos começar a deixá-lo fechado enquanto vemos um programa de televisão na mesma divisão, por exemplo.

Também é útil ensinar o cão a ir para e sair da crate. Começaremos por utilizar o sinal que pretendemos como "vai para o ninho", mostramos a recompensa e atiramos para dentro da crate. Quando o cão entra recompensamos novamente e antes dele sair dizemos "ok" ou "podes sair". A ideia é que ele percebe que cada vez que entra na crate acontecem coisas boas. Ao fim de algumas repetições com comida, devemos apenas apontar ou fingir que atiramos a recompensa e só damos a recompensa depois do cão entrar. Se em algum momento o cão parecer confuso ou nervoso, devemos repetir o processo.


Só quando o cão estiver totalmente confortável deveremos começar a deixá-lo sozinho e com a porta fechada. Teremos que começar com períodos muito curtos de tempo como 1 segundo, só mesmo fechar e abrir a porta. Mas já sem ser apenas quando o cão se encontra a comer. Quando ele conseguir estar confortável dentro da crate connosco por perto iremos passar ao passo seguinte e sair da divisão. Não se esqueçam que todos estes passos são dados com aumentos de tempo muito curtos, passamos de 1 segundo para 3 segundos, 5, 10, 15, 25, ..., até chegar a 1 minuto e recomeçamos com 1 minuto, 3 minutos... Não será má ideia antes de fazer estes exercícios cansar o cão.

Não devemos fazer este treino em cães com ansiedade por separação, neste caso devemos recorrer à ajuda de um profissional.







Sem comentários:

Enviar um comentário