8.29.2014

Sociabilização, o que é?


A sociabilização é a etapa mais importante no desenvolvimento dos cachorros e gatinhos, uma vez que é nesta fase que absorvem e criam associações (positivas e negativas) com tudo o que os rodeia, determinando assim muito daquilo que se vão tornar em adultos.

Como animais sociais, devem desde logo experienciar a vida em casa para se habituarem aos barulhos, cheiros, pessoas, rotinas, etc.

É imperativo fazer a sociabilização a vários níveis, para que, no futuro, saibam conviver calmamente com situações novas que irão surgir. A falta ou fraca sociabilização vai acarretar muitos problemas futuramente. Por exemplo, um cão ou gato que em bebé pouco conviveu com pessoas ou teve uma associação negativa às mesmas, no futuro poderá ter medo destas ou tornar-se reactivo (reagir agressivamente por ter medo).

Antes do plano de vacinação estar completo, deve-se evitar o contacto do cachorro com o chão, pois este pode contrair alguma doença infecto-contagiosa. No entanto, não quer dizer que o cachorro não pode sair de casa. Leve-o a passear, por exemplo, ao colo, de carro e em ambientes controlados (casa de amigos, familiares, zonas menos frequentadas por cães, aulas de sociabilização).

A reter:
- o cachorro/gatinho deve aprender a gostar de ser manuseado em todo o corpo: orelhas, boca, patas,... Ofereça-lhe recompensas (por exemplo, a própria ração) quando o faz e, principalmente, quando pessoas desconhecidas o fazem;

- deve ter contacto com vários e todo o tipo de animais (que sejam amigáveis);

- deve ser sociabilizado a todo e qualquer tipo de barulho (podem usar o youtube para simular diversos barulhos), superfícies, pessoas, objectos e situações.

- devem frequentar aulas de sociabilização (tema que iremos abordar mais à frente).

Sem comentários:

Enviar um comentário